tag:blogger.com,1999:blog-2641514968914060981.post4793089003845568851..comments2023-03-06T23:12:50.466+00:00Comments on Pequeno-almoço em Lisboa: As obras são autênticos "LEGOs"Rosa Félixhttp://www.blogger.com/profile/16019972468597269340noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-2641514968914060981.post-87844505888154466602013-04-30T09:44:34.790+01:002013-04-30T09:44:34.790+01:00Folgo em saber que a plataforma existe, mas realme...Folgo em saber que a plataforma existe, mas realmente o que falta é a articulação com o "na minha rua" (que podia ser melhor). Porque essa ligação CML-População é fundamental.JBelardhttps://www.blogger.com/profile/09884459107311925902noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2641514968914060981.post-4114692853871426532013-04-29T23:12:14.260+01:002013-04-29T23:12:14.260+01:00Bem, a plataforma existe e até saiu do OP:
http://...Bem, a plataforma existe e até saiu do OP:<br />http://www.lisboaparticipa.pt/pages/simplis.php/A=21___collection=cml_simplis<br />Há que articulá-la com esta ferramenta "Na minha Rua":<br />http://lxi.cm-lisboa.pt/lxi/Duarte d´Araújo Matahttps://www.blogger.com/profile/11854361207555371331noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2641514968914060981.post-84779019337188080032013-04-29T18:28:18.478+01:002013-04-29T18:28:18.478+01:00Quando as obras demoram claramente para alem do pr...Quando as obras demoram claramente para alem do prazo estimado e/ou nao se percebe a razão de algumas obras, acho normal que isso gere críticas, algumas delas com razão.<br /><br />É verdade que há exageros em diversos comentários pelas redes sociais. Mas também é verdade que para alem da pouca ou nenhuma preocupação com os peões e outros utilizadores do espaço publico, há uma má comunicação entre os donos das obras e o público. Por exemplo, as obras que (parece) que nunca mais acabam na rua da vitória (entre o metro e o futuro elevador). Ou porque que é que alguns materiais em algumas obras recentes (p.e. Terreiro do Paço) estão a ter uma duração tão curta.<br /><br />Acho que poderia existir um serviço da CML que semanalmente (o ideal até era diariamente) atualizasse o estado das obras. No fundo, desenvolver e melhor os alertas que já funcionam aqui: http://www.cm-lisboa.pt/zonas/centro-historico/alertasJBelardhttps://www.blogger.com/profile/09884459107311925902noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2641514968914060981.post-27494246799578688962013-04-29T16:35:54.108+01:002013-04-29T16:35:54.108+01:00Uma coisa curiosa quanto aos "arboricídios&qu...Uma coisa curiosa quanto aos "arboricídios" é que até hoje ainda ninguém veio reivindicar a contestação ao arboricidio completo dos Jacarandás na Av. Joaquim Augusto de Aguiar em 2004 se não me falha a memória, não porque se ia requalificar um Jardim, mas porque se ia construir um túnel...e não se plantaram árvores para compensar! <br />Porque será?Duarte d´Araújo Matahttps://www.blogger.com/profile/11854361207555371331noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2641514968914060981.post-44955946315069853472013-04-29T16:23:05.248+01:002013-04-29T16:23:05.248+01:00As árvores, em particular, provocam sempre as reac...As árvores, em particular, provocam sempre as reacções mais estapafúrdias na internet.<br /><br />Numa das listas de discussão na net em que participo, a propósito da requalificação da Ribeira das Naus, falou-se agora em "assassinato de árvores"... <br /><br />"Assassinato de animais" quando se fala de touradas, testes cosméticos ou pura e simplesmente comer carne, é uma expressão banal entre os defensores mais radicais de direitos de animias, vegans, etc... Agora, "Assassinato de árvores" (quando estamos a falar do corte de uma árvore com função decorativa e a substituição por outra! Nem sequer é, por exemplo, o corte de uma árvore para produzir papel que eventualmente só é necessário porque vivemos numa sociedade consumista, etc, etc. ) é coisa que só se houve falar nos comentários rápidos e pouco reflectidos da internetB Arandahttps://www.blogger.com/profile/03802490551749208048noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2641514968914060981.post-69400735713400716932013-04-29T16:14:14.541+01:002013-04-29T16:14:14.541+01:00A mim o que me faz mais espécie, é a desarticulaçã...A mim o que me faz mais espécie, é a desarticulação entre os diversos departamentos das autarquias (e isto é um mal geral em Portugal - e será certamente em outros países): Quando se coloca um tapete novo numa rua, e passados alguns dias (dias mesmo, já vi acontecer mais do que uma vez, em vários locais), toca a rasgar o alcatrão novinho, que vem lá uma outra intervenção qualquer (passar fibra, trocar um cano, passar outra coisa qualquer). Mas concordo quando falas no bota-abaixo, de dizer mal de qualquer intervenção, com base em "achismo" cheio de moral...Miguel Barrosonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2641514968914060981.post-48389479396031333982013-04-29T12:54:47.941+01:002013-04-29T12:54:47.941+01:00Concordo consigo na falta de respeito genérico pel...Concordo consigo na falta de respeito genérico pelo peão durante as obras.<br />Frequentemente o peão perde o passeio enquanto a via se mantém intacta... os estaleiros sempre sobre os passeios e raramente sobre as vias, etc.<br />Mas o foco do post, por acaso, não era sobre esse aspecto.Duarte d´Araújo Matahttps://www.blogger.com/profile/11854361207555371331noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2641514968914060981.post-51165469343806970142013-04-29T12:50:56.794+01:002013-04-29T12:50:56.794+01:00Pois, isso tudo é verdade. Mas guardo na memória u...Pois, isso tudo é verdade. Mas guardo na memória um comentário que ouvi aquando de uma minha passagem por Berkeley, Califórnia, há 10 anos atrás, com um amigo meu português que por lá morava. Numa rua daquela cidade, estavam a decorrer umas obras no sob o alcatrão. Durante o dia, enquanto decorriam os trabalhos, o trânsito era desviado para a via da esquerda. Ao fim do dia de trabalho, o material era arrumado e umas chapas de aço cobriam o buraco, tornando-o quase imperceptível e, assim, evitando demais perturbações ao trânsito.<br />E, lembrei-me desse episódio ao passar, durante o mês de Abril, pela rua Augusta. Uma das suas transversais (não me lembro qual) tem estado (ou esteve) em obras no subsolo.<br />É verdade que a logística é complexa. É verdade que as infraestruturas são inúmeras. Até é verdade que não é só empurrar isto, ou puxar aquilo. Mas o que me parece inaceitável é que, durante o longo período em que se desenrolou aquela intervenção, os peões tivessem de se esgueirar por uma estreita passagem entre uns gradeamentos, sujeitos à poeira levantada pelas máquinas, ou a pisar a lama formada quando chovia. Umas simples chapas de aço sobre a zona de passagem, em vez de umas periclitantes tábuas de madeira, já seriam um enorme passo em frente.<br />A verdade é que raramente há, da parte do empreiteiro e/ou de quem o contrata, o cuidado de minorar os incómodos para o trânsito e, sobretudo, para os peões. Os buracos são abertos e, com a maior das leviandades, se manda o peão para a faixa de circulação, ou fazer um desvio de uma centena de metros.<br />Se calhar, as opções municipais motivam, frequentemente, esses comentários. Umas vezes serão injustos. Outras não...Cátia Vanessahttps://www.blogger.com/profile/06671911753309031565noreply@blogger.com