Páginas

26 março 2013

O astrólogo Marcelo


Foto AQUI
O aumento do número de ciclistas em Lisboa nos últimos anos, em linha com a generalidade das Cidades Europeias, com as pessoas a deslocarem-se para o trabalho e muitas empresas da Cidade já a criarem condições para se ir de bicicleta, lembra-me sempre os comentários semanais do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. Em Junho de 2007 (em campanha autárquica), numa das suas análises "objectivas" sobre os mais diversos assuntos da actualidade, referiu-se a propósito da participação de António Costa num passeio de bicicleta em Lisboa que "se há cidade onde não faz sentido defender a bicicleta com as sete colinas é Lisboa. (...) Andar de bicicleta em Lisboa, teoricamente é impossível (...)".
Numa cidade em que mais de metade é um enorme planalto para norte do Saldanha e onde a zona ribeirinha tem só cerca de 15km, certezas destas lembram-me o pior da astrologia. A foto acima trata de uma concentração de bicicletas em 1911 na Praça do Comércio. A bicicleta era um veículo comum na Cidade de Lisboa para o dia a dia. As pessoas estão vestidas normalmente, não são desportistas. Alguma coisa mudou na Cidade para que a bicicleta tenha diminuido drasticamente. E não foram as 7 colinas. Foi outra coisa. E enquanto estas certezas vigoraram em Lisboa, essa "coisa" de que falo teve caminho aberto para prosperar, destruindo-se com isso o espaço público e consumindo-se muitos milhões em recursos financeiros que hoje nos fazem tanta falta em áreas básicas.
O carro tem importância no nosso quotidiano. A bicicleta sózinha nunca responderá a todas as necessidades. Mas se queremos falar de eficiência urbana e bom uso dos dinheiros públicos, mais espaço pedonal, mais bicicletas e melhores transportes públicos têm que estar, os três, no centro da nova agenda. Isto por mais que custe às certezas de alguns astrólogos. 

1 comentário:

  1. O sr. prof. com as suas homilias dominicais, nem deve saber o significado da palavra 'orologia', nem muito menos sabe o que é uma bicicleta elétrica, mas como só lê 'Direito' demos o desconto :)

    ORA VEDE AQUI

    ResponderEliminar