Páginas

12 março 2013

The "Onions Field Square" Renovation Project

Às vezes até é mais fácil dizê-lo em Inglês, como referia a música... Quando vi que tinha ganho o Arqº Carrilho da Graça confesso que temi o pior e preparei-me para a tradução da solução...
Eis que quando vi esta simulação tive uma sensação de alívio. Sem carros, simples, com muitas árvores. Um verdadeiro terreiro! Gosto da solução e tiro-lhe o chapéu. Mas há que acautelar:
- esperemos que o pavimento seja permeável e freável, e não mais um campo de ténis do estilo da Praça do Comércio;
- hoje o Campo das Cebolas tem um minusculo mas verdejante jardim. Mesmo assim existe e até anda bem tratado. A Cidade Histórica está a perder, com as novas intervenções, o que resta da matriz verde, tornando-se monotonamente inerte. O Campo das Cebolas deveria integrar uma zona verde, contida e trabalhada para ser usada. E não alterava o conceito, antes o reforçava.
- O silo automóvel tem que ser uma estrutura integrada na sensibilidade histórica do lugar. Prefiro silos automóveis a estacionamentos subterrâneos, para mais numa área sensível como esta. Mas muita atenção à solução que, a ser mal definida, pode ter impactes de monta naquele espaço.
Foto retirada AQUI

2 comentários:

  1. Estacionamento subterrâneo parece-me impossível e altamente desaconselhável ali. Construir um túnel, já foi o que foi, quanto mais uma enorme barreira de vários andares, numa zona com fortes correntes subterrâneas.

    ResponderEliminar
  2. Miguel, não é subterrâneo o que está proposto. Vê-se ao fundo na simulação. O que me preocupa é que tipo de arquitectura vai ter o dito silo. Abraço

    ResponderEliminar