Páginas

27 maio 2013

O coesómetro

O fechamento do Casal Ventoso sobre si próprio era tão grande que muitos miúdos só passaram a conhecer o Pingo Doce de Alcântara depois de terem sido realojados na Avenida de Ceuta. Exclusão é também isto: viver num espaço social mais pequeno. Proponho, por isso, um coesómetro- um aparelho que permita medir - de uma forma simples e barata - a quantidade de coesão social existente num dado território. Peçam a um adolescente do bairro social e a outro fora dele para desenharem num mapa as estações de metro de Lisboa que conhecem. O grau de convergência entre os dois mapas medirá, então, a coesão social. Receio bem que o ponteiro do coesómetro na cidade de Lisboa esteja lá muito para trás.

2 comentários:

  1. É uma boa ideia, mais, o coesometro daria uma dissertação interessante e útil (muito provavelmente já deu até).

    No entanto, falha uma coisa óbvia, o adolescente do exterior pode ser um menino rico que não anda de transportes, o que fará possívelmente os resultados serem parecidos ;)

    ResponderEliminar
  2. Bem apontado, caro anónimo. Talvez, ironicamente, os muito pobres e os muito ricos partilhem entre si a mesma pequenez do seu espaço social.

    ResponderEliminar